Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Não é para qualquer um!


A palavra é uma arma muito perigosa, pois quem a domina pode fazer o bem ou mal. É obvio que todos nós sabemos falar, às vezes um pouco arrastado, com alguns problemas de dicção, mas sai. Agora, ter o domínio da retórica é para poucos. E quem a tem pode conseguir de tudo, uma vez que uma boa lábia é capaz de influenciar qualquer tipo de pessoa.
Um dos exemplos mais claro que temos, e que marcou a história do mundo foi o próprio Hitler, o grande revolucionário da Alemanha. Imagina um homem ter o poder sobre uma nação. Não é para qualquer um. Mas ele conseguiu, e não foi com brutalidade, apesar do holocausto que aconteceu logo depois com os judeus, ciganos, etc..., foi com o poder da palavra, da opinião bem defendida e bem segura. Todos se reuniam de frente para ele em uma praça. Hitler ficava no lugar mais alto, para mostrar que ele era o superior.
Assim como Hitler, temos no Brasil Lula, um grande trabalhador, analfabeto, mas que sabe também usar a palavra certa. A prova disso é o seu relacionamento com os presidentes de países antagônicos, Estados Unidos e Irã. Ele consegue manter relações e ter influência tanto ao Oeste quanto ao Leste, respectivamente, fato esse que comprova ainda mais o seu poder de persuasão. E mostra também o quanto é importante saber o que está falando, o que está propondo e afirmando, pois só quem consegue isso são aqueles que têm o dom da palavra.
E para tê-la é preciso conhecimento, estudo. E os que conseguem independente de ter diploma ou não, podem, sem dúvida, ter mais sucesso do que aqueles que não as dominam. A palavra contagia, mas isso é claro, se for bem utilizada e bem empregada. Com uma boa retórica qualquer um pode chegar o mais longe que quiser. 
                                                                      
Postado no dia 21/10/2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente