Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O final - do ano - mais aguardado


Fim do ano: pensa-se em festas, férias, confraternização, viagens... já os incansáveis jovens estudantes pensam em vestibular,melhor,passar por ele. Os quatro últimos meses do ano são os mais aguardados. Nesse período começa a TPPV (Tensão Pré e Pós Vestibular) para centenas de milhares de aprendizes e desbravadores do conhecimento. Mais uma etapa da vida racional a ser cumprida.

A preparação é tensa e o otimismo é substituído pela incerteza e pela desconfiança de se alcançar a vitória. São dias de muita luta, cansaço, medo, sonho... Sentimentos que abalam e estimulam o bom estudante. É um jogo em que o mais preparado psicologicamente e em conhecimento vence. Às vezes essa regra não cabe. Alunos do Sul disputando uma vaga com os do Norte. Do leste concorrendo com os do Oeste. Realmente, é uma luta de ``cabeças''. 

O lado bom disso é comemorar o esforço de um ano ou mais de preparação, mas nem sempre isso é possível, concretizado. Lembra da regra? Vestibular é um jogo, pode até ser comparado ao xadrez, no qual a paciência, a inteligência, a esperteza e o autocontrole são indispensáveis. Ganhar depende de detalhes que são imperceptíveis, porém fazem a maior diferença. É como um time de futebol, o meio deve ser pensante para que o ataque consiga ser o mais eficiente possível, ou seja, se o passe não é bem executado o ataque jamais fará o gol.

Vestibular. Palavra tão simples, mas que intimida muita gente. O inventor dessa expressão talvez nem imaginasse o quanto algumas sílabas atormentariam tantas pessoas no fim de cada ano. O melhor, então, é ser amigo e fazer por merecer, lembrar, principalmente, de que o cérebro não só guarda conhecimento, mas também funciona como um manipulador das principais emoções vividas pelo Homem. Que venha, então, o vestibular!!!!

Postado no dia 14/10/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente