Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

É o jogo!


A justiça é para os ricos e as leis são para os pobres. É essa a diferença entre o Brasil e os outros países do globo, especialmente os Estados Unidos. Mas isso só acontece porque a História brasileira permitiu. Enquanto, por exemplo,o primeiro prédio brasileiro a ser construído foi uma cadeia, o dos Estados Unidos foi uma escola.
A diferença que existe é incontestável. E por conta disso que os próprios brasileiros sofrem até hoje com as desigualdades sociais e, principalmente, políticas. Não que isso seja algo de décadas atrás, mas é porque o que era ser feito no início do descobrimento não foi realizado, que era, simplesmente, o investimento em educação. Sem ela as discrepâncias jamais deixarão de existir e os problemas sócio-políticos sempre serão características da população brasileira.
O dia-a-dia deixa bem claro isso. Ricos são os únicos contemplados com a justiça, mesmo que ela não faça sentido. E os pobres são os únicos prejudicados com as leis, apesar de serem para todos. São acontecimentos como esses, atitudes como essas que mostram o porquê, a verdadeira razão do Brasil, ou melhor, o motivo da diferença entre os norte-americanos com os sul-americanos. A construção da mentalidade baseada na não-educação fez isso. Justiça e leis frágeis e povos coniventes com tudo.
O melhor seria, portanto, começar do zero, mas como, infelizmente, o Estado brasileiro é instável, o melhor seria tentar corrigir o maior erro durante sua formação, que foi, de fato, a educação. Somente ela poderia apagar as mazelas de um longo período, mas também para formar uma mentalidade mais inteligente, sem desigualdades, sem suborno, sem predominância de classes e, principalmente, com mais ``Ordem e Progresso''. Não dá para viver em um país tão democrático, mas com a democracia para poucos.
                                                                                       
Postado no dia 07/04/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente