Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dona Helena...


Nascida no dia 24 de Dezembro de 1925, foi uma baixinha brava, mas ao mesmo tempo uma pessoa maravilhosa, de personalidade forte, cheia de valores, que gostava de viajar, que sabia dizer não na hora certa e sim no momento oportuno.
  
Foi uma mulher bastante religiosa, a senhora do terço das 18:00 horas. Foi realmente a matriarca da família Siqueira, cuidando um pouco da educação dos netos, mas os (netos) mais velhos foram bem mais privilegiados.

Foi uma mulher que só ao vê-la transmitia respeito, honestidade e autoridade. Não era chata, antes que alguém imagine isso, era sensata e sincera. 

Foi uma mulher de costumes. Sair de casa sem antes ir à sanitária, como ela dizia era impossível. Ao terminar de se alimentar e agradecer da sua melhor maneira, então, era uma de suas marcas: "Obrigada", "Obrigada de tatu só não como mais porque fartu", "Obrigada de cutia só não comi mais porque não pudia"

Enfim, foi uma mulher guerreira. A professora das escolinhas de várzea, a mulher das mais curiosas histórias de sítio, nas quais o meu avô era um dos personagens principais. Mãe de sete filhos, sendo que um morreu ao nascer. Foi uma das grandes mulheres que já conheci em minha vida.

Foram anos de muita convivência e aprendizados inesquecíveis, até nos seus últimos dias de vida aprendi com essa baixinha. Tudo ficou na memória e tudo será recordado durante os meus próximos anos de vida, porque uma mulher assim não é todo dia que se tem a honra de conhecer,nem de conviver. Essa mulher foi Helena Neves Pedroso, minha vó.


Postado no dia 24/12/2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente