Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Liberdade e não libertinagem


"Faça o que eu digo, mas não não faça o que eu faço." Se os pais não cumprem o que falam, orientar os filhos e confiar neles é mais viável do que ser um super falso-moralista. Dar a liberdade, mas, acima de tudo, mostrar o caminho a ser seguido é o que torna a relação pais e filhos justa e flexível. Autoritarismo é sinal de fraqueza. 

Os exemplos disso são os casos de jovens de menor idade que engravidam "sem querer"; que entram no mundo das drogas e bebidas por influência; e que se revoltam com a própria família. Se os pais não podem honrar o que pregam, não há por que acorrentar os meninos sob um regime totalmente autoritário. Prender demais não diz nada na criação dos filhos.

É por isso que não existe diálogo, compreensão e tampouco respeito. Libertar os filhos não é sinônimo de entregá-los ao mundo de "mãos beijadas", como muitos pais dizem. Pelo contrário. Significa dar a eles o caminho e orientá-los a não desviar o foco. Ou seja, garante, ao mesmo tempo para ambos, confiança e respeito.

Portanto, ser flexível e, principalmente, confiar nos filhos é o primeiro passo para o diálogo e a sinceridade entre as duas partes. Caso contrário, não haverá uma resposta positiva na relação. E como é de praxe, isso é visto na adolescência ou em outros casos na vida adulta, refletindo diretamente na criação dos filhos, mas de um jeito totalmente inverso da criação que tiveram. Liberdade, sim, significa confiança e poder.

Os sábios foram adormecidos pelo sistema



Os sábios ou os poucos deles foram adormecidos no automatismo do mundo globalizado. Hoje, ser crítico, filosofar...é loucura, falta do que fazer. O importante para a sociedade é ganhar dinheiro e ser “feliz”. Além desse comportamento social, outro fator que não pode deixar de ser citado é o poder do Estado, dos políticos, desse tipo de manipulação sobre a população mundial. Ter gênios ativos é perigo iminente às autoridades.

Isso é bem notado no próprio Brasil. Alunos cada dia mais desmotivados pela ausência de incentivos às inovações tecnológicas, estudos científicos, para qualificar e promover o conhecimento desses meninos e do país. Mas não. Preferem a mão de obra barata, profissionais pouco qualificados – técnicos – a investir em universitários, na educação de um modo geral, fazendo com que muitos desses garotos férteis intelectualmente saiam pela tangente e adormeçam nas suas próprias loucuras.

Além disso, a própria sociedade evoluiu de tal forma que o padrão de exigência para viver nela segue uma linha totalmente automática: estudar, ser rico e só assim ser “feliz”. Não importa a profissão, o que vale é seguir o modelo estabelecido. Ou seja, o mundo tornou-se robotizado e ao mesmo tempo retrógrado, sem críticos. A população mundial voltou ao tempo primitivo, grotesco. Gênios ou grandes pensadores só nos livros mesmo, porque os que estão vivos foram adormecidos e ocultados pelo sistema opressor e seletivo.

Sábios não sumiram e tampouco deixaram de ser produzidos. Por isso, faz-se necessário apoiá-los e, principalmente, manifestar junto a eles a indignação de um povo descontente com a forma que a sociedade é tratada cognitivamente. Quem tem sabedoria tem poder, mas no mundo atual ter apenas isso pode não ser o suficiente para se destacar. É preciso jogar junto com a “máquina”, caso contrário ser apenas esforçado já basta. Os Einstens da vida precisam acordar antes que outros Lulas, por exemplo,  despertem.



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Carta à Presidente da República



Santarém, 28 de Abril de 2014

Presidente Dilma,
A copa do mundo despertará o ódio e a revolta contra o Governo. Embora a festa esteja começando, os convidados parecem estar bem animados e empolgados, o povo ficará enfurecido depois que as maquiagens começarem a se desfazer. A mídia faz uma excelente encenação, uma mega cobertura de fato; os políticos diplomáticos como sempre; e a maioria da população acreditando nos palhaços do grande circo que abrirá as portas em Junho.

Mas isso será fantástico até o grito de campeão.A África do Sul, país sede da copa do mundo de 2010, que até hoje paga dívidas por ter investido num projeto que favorece uma instituição rica e extremamente exploradora, sabe muito bem o que isso significa. Além disso, essa brincadeira que não é o futebol, faz com que famílias sejam desapropriadas – a indenização por isso não chega a 13 mil reais - para ceder área a estádios e outras construções ligadas à festa dos políticos de futebol de  2014.

Sem contar também dos 85% dos 30 bilhões investidos e que foram tirados do bolso do povo brasileiro através de impostos. Um valor exorbitante, desrespeitador e desonesto com as pessoas que reivindicam todo ano por melhores hospitais públicos, educação de qualidade e outros pedidos para melhorar a qualidade de vida da população brasileira. É um cenário brilhante, para as principais emissoras brasileiras e aliados do Governo, mas ao mesmo tempo de dar vergonha, de “rir para não chorar”.

Dessa forma, Presidente Dilma, fique preparada para a avalanche que cairá sobre seu "ombro" depois que tudo isso ficar claro na mente de cada cidadão “cego” e empolgado com a festa. Copa do mundo dura apenas alguns dias no mês, mas problemas sociais perduram e durarão por longos anos na sociedade brasileira. Enquanto as pessoas não tirarerem os óculos de grau e a maquiagem dos palhaços não derreter, pode relaxar e rir. Mas não se surpreenda quando todos despertarem e os mágicos começarem a suar.
                                                                    
                                                                 Atenciosamente.