Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Existe matéria mais importante que a outra?


Todas as matérias são importantes,mas existem aquelas que não são necessárias para o vestibular, dependendo da área escolhida. Não é questão de desmerecimento, e sim de bom senso. Um médico não precisa de História, Geografia, por exemplo, durante a graduação. Ou é mentira isso? Essas e outras disciplinas devem ser ofertadas no ensino básico, mas não para o vestibular de maneira generalizada. 

Mas é claro,não são todas as instituições que aderem a esse tipo de seleção. No caso do ITA, e entre outras escolas militares de engenharia, além das renomadas Universidades dos Estados Unidos, como Havard, MIT, são bem objetivas quanto a essa questão. Elas cobram de acordo com que realmente o aluno ou a aluna irá necessitar. E isso é o mais correto, uma vez que não há vantagem em cobrar desses vestibulandos, por exemplo, questões contendo Geografia para cursos de engenharia elétrica. Isso é completamente desnecessário e perda de tempo e dinheiro para quem paga (Governo) para produzir as provas.

É dessa forma que as demais universidades do Brasil deveriam ''pensar''. Seria mais oportuna uma prova com questões difíceis de matérias objetivas ao curso e que iriam servir para uma suposta aprovação do que uma avaliação com diversas disciplinas e que a maioria não iria servir para nada no universo acadêmico daquele aluno naquele determinado curso. É complicado de entender esse método de seleção brasileiro, porém, deve existir algo que explique todo esse desperdício...

Portanto, por esses e outros motivos que não existe matéria mais importante que a outra. O que acontece é o fato de serem ofertadas disciplinas para concursos públicos (vestibular) sem interesse para determinadas graduações. Só isso. Como diz o ditado: ''cada macaco no seu galho'', logo cada matéria do vestibular focando para o seu devido curso específico, sem generalizar, apenas restringir  à área de atuação. Isso sim é muito mais vantajoso e recompensador ao aluno e ao país. 

Postado no dia 05/09/2010


3 comentários:

  1. Não concordo.Acredito que seja importante cobrar todas as disciplinas num exame vestibular.Temos que saber de tudo um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Anônimo, mas caso vc queira ser médico, o que importa mais: Ciências ou espanhol? (estou dando só um exemplo)

      Excluir
  2. Eu estou falando de vestibular. Você tem 11 mais ou menos para aprender no colegial e depois, caso se interesse,tudo de um tudo. Mas no vestibular sou totalmente contra. É melhor dificultar nas áreas específicas daquele curso que pretende, do que colocar disciplinas nada a ver, sem uso para o mesmo.

    ResponderExcluir

Comente