Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

sábado, 30 de março de 2013

Chega de efeitos colaterais!




Os saberes tradicionais são a fonte do conhecimento científico. A Ciência precisa ser humilde e aceitar que a natureza é o remédio do mundo. Há a necessidade também de valorizar tais conhecimentos, a floresta, a natureza, pois é daí que vêm os grandes saberes. Ninguém quer fundir conhecimentos, apenas que haja uma compreensão, respeito maior do científico com o tradicional. Só é acreditar e os efeitos colaterais serão ínfimos ou nem existir.

Vários remédios já foram produzidos provenientes dos saberes tradicionais, mas mesmo assim ainda é uma porcentagem mínima em relação ao grande acervo de conhecimento que as populações tradicionais detêm. E quando esses conhecimentos são aceitos pela cúpula da ciência, quando eles são estudados com maior profundidade e comprovam tal utilidade quando usados pelos povos tradicionais, mesmo assim não há um retorno de tal comprovação, consideração pelo conhecimento e pela descoberta e contribuição para a sociedade detentora do saber. Acaba que quem se vangloria é o científico.

E é isso que não pode existir. Jamais. Deve-se haver um “feedback” entre ambos os conhecimentos, principalmente do científico ao tradicional. Isso existindo, quem ganha, sem dúvida alguma, é a sociedade como um todo. As relações entre esses conhecimentos devem ser melhores, pois assim a garantia de se ter descobertas incríveis na Ciência aumentará consideravelmente. Chega de remédios artificiais, com efeitos colaterais altíssimos e, às vezes, a andiroba é quem cura. O ideal é somar conhecimentos, valorizar conhecimentos e proteger conhecimentos.

O saber tradicional, portanto, dever ser extremamente utilizado e estudado com mais profundidade – não quer dizer que ninguém estuda tal conhecimento – para ser útil a todos que dele precisar. É melhor tomar andiroba para sarar uma infecção na garganta por bactéria do que passar sete dias no antibiótico e ganhando novos problemas por conta dos efeitos colaterais. E mesmo sabendo cientificamente que a andiroba detém desses poderes, pouquíssimos são os médicos que prescrevem tal remédio. Cuide e respeite a natureza, pois ela é um baú cheio de saberes valiosos à humanidade. Não menospreze quem garante sua sobrevivência. Diga não aos efeitos colaterais.



Imagem retirada deste site: http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-rem%C3%A9dio-tradicional-natural-contra-comprimidos-modernos-image28898093


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente