Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Juá, você não morrerá!


O desenvolvimento de uma cidade também depende das riquezas naturais da mesma. Santarém, situada no Oeste do Pará, banhada pelo rio Tapajós, jamais pode perder sua beleza natural: praias, fauna, flora...para prédios, asfalto e etc. O progresso não pode passar por cima do que Deus deixou de herança ao seu povo. Desenvolvimento sustentável deve ser posto em prática, não apenas ser usado como teoria.

Décadas atrás existia a praia da Vera Paz, uma linda praia por sinal, que muitos, os mais novos, não tiveram a honra de desfrutá-la, apenas escutar de sua beleza por lembranças dos pais ou parentes mais velhos. No presente momento a praia já não existe mais. O que há é a Cargil, que veio para desenvolver, melhorar as condições e muitas outras promessas em prol da cidade, mas não passou de “La La La La La La”. Sem contar o impacto ambiental e etc.

Neste ano de 2012, o alvo é a praia do Juá, bem próxima da cidade, já está sendo a vítima da vez do progresso desrespeitoso de algumas pessoas. Aos arredores já não se vê mata, só terra e nada mais. Mas não para por aí, ainda se pretende desmatar mais 54 ha, porém, isso, com a absoluta certeza, não vai acontecer, porque a população quer desenvolvimento sustentável e não progresso desregrado.

O que Deus deu é para ser cuidado e usado com racionalidade, porque a natureza não está presente em nosso meio por acaso, tudo tem seu motivo de existir. E com essa linha de pensamento deve-se lutar para que as riquezas da região não sejam destruídas em prol do crescimento agressor, como esse aos arredores do Juá.

Desenvolvimento deve andar junto com o meio ambiente, logo deve existir um caminho para que no futuro Santarém cresça, se desenvolva e progrida do jeito que a maioria dos santarenos, espera-se, deseja: cidade bem estruturada, com pouquíssimas desigualdades e rica em belezas naturais. O progresso não pode inferiorizar, anular o meio ambiente, principalmente quando há suspeitas de descumprimento com as leis e regularidades ambientais.

Portanto, vale ressaltar mais uma vez, desenvolvimento todos querem, mas deve existir em conjunto natureza-progresso, progresso-natureza. Santarém tem pessoas capazes de realizar tal pensamento, só basta agir conforme o que se propõe, e evitar a ignorância e o desrespeito com a natureza. Pensamento imediatista gera consequências intermináveis. Em prol de uma vida ecologicamente correta e de grandes conquistas precisa-se de mentes com pensamentos em função de todos. Salve o Juá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente