Desfrute da Leitura...

Seja um leitor. Aproveite!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Universidade: para a minoria!




A universidade é para os bons. Dizer que todos têm direito de ingressar numa instituição de ensino, as públicas principalmente, é uma tremenda hipocrisia. A faculdade. A faculdade foi feita para os interessados em estudar, para quem tem objetivos em mente. Ela não é para todos.

Não adianta o governo criar programas de educação para facilitar o ingresso de alunos numa quantidade elevada apenas por fazer, pois na mesma proporção que as salas de aula ficam cheias no começo terminam quase sempre vazias no final. A desistência é enorme. A maioria não aguenta a pressão e, infelizmente ou felizmente, pede para sair.

A UFOPA é um exemplo disso. Com intuito de se criar um novo modelo acadêmico, mas que acabou gerando muitas dúvidas facilitou a entrada de qualquer estudante, criando uma Universidade fraca e que a cada semestre aumentam as desistências de discentes. Os poucos que restam honram a vaga e os outros poucos, vão “empurrando com a barriga” até aonde puderem.

Não é desmerecimento, mas é uma questão de bom senso. Aluno bom merece estar na universidade, principalmente nas que não são pagas. Quem não é não fica. É melhor o Brasil ter profissionais intelectualmente competentes, excelentes, do que incapacitados de realizar tal profissão. A universidade, portanto, é pública a todos, porém, nela só ficarão os que realmente merecem. Universidade com alunos bons é universidade sem hipocrisia intelectual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente